Projeto "As TIC na Escola"
As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) têm vindo, ao longo dos tempos, a merecer um lugar de destaque na Escola.
Foram várias as iniciativas que foram lançadas ao longo dos últimos anos, desde o projeto Nónio, o projeto Internet@eb1, o Projeto E-escola e E-escolinha, a disponibilização de computadores Magalhães a baixo custo, para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, e, introdução de noções de Programação usando a ferramenta Scratch, na hora de Oferta Complementar ou no âmbito do projeto GEN10S.
Todas estas iniciativas contribuíram para o uso efetivo do computador em sala de aula, primeiramente, numa perspetiva de uso pessoal por parte dos professores na preparação de materiais ou na condução das aulas com diferentes apresentações usando a ferramenta PowerPoint, por exemplo.
Com a evolução da utilização do computador nas famílias portuguesas, torna-se imprescindível que a escola acompanhe esta tendência e não deixe, ela própria, o computador fora do processo de ensino/aprendizagem. Para além dos professores, os alunos devem fazer uma utilização ativa das tecnologias, não se limitando a assistir mas sendo também chamados a construir. Refletindo sobre os ganhos na aprendizagem, será, de certeza, mais benéfico, levar os alunos a produzir e compreender o processo do que simplesmente mostrar-lhes o produto.
É também necessário que os alunos sintam que a escola acompanha o que se passa no exterior e que não é intocável e inatingível, diferente de tudo o que a envolve. Se os alunos usam o computador em casa, cabe aos professores utilizá-lo nas suas aulas, tornando-o num objeto educativo, que não serve apenas para jogar mas que pode ter uma enorme importância no percurso pessoal e profissional dos mesmos.
A Escola congratula-se com a criação e dinamização de uma sala equipada que permite aos alunos uma metodologia ativa de aprendizagem, preparando-os para as competências do Século XXI.